
AUTOR: ORESTES BELINTANE
O Bairro do Cruzeiro de Santa Bárbara é um dos mais antigos de Sumaré. De lá saíram pessoas importantes para o município: homens públicos (dentre eles um Prefeito), empreendedores, banqueiros, agricultores, educadores, artesãos e artistas. Dentre esses artistas, cabe um especial destaque a Orestes Belintane, o “Poeta do Cruzeiro”, como acabou ficando conhecido.
Ainda menino, Orestes frequentou por apenas dois anos a escola do Bairro. Saiu antes de concluir o ciclo, para trabalhar na roça. Acabou se tornando uma pessoa letrada por vontade própria, ao ler tudo o que caia em suas mãos. O passo seguinte foi escrever. Com isso, acabou descobrindo sua veia de poeta.
Neste livro, seu terceiro a vir à tona, foram selecionadas algumas poesias e pensamentos inéditos, guardados com carinho pela filha Beatriz e a neta Mara Aparecida.
A contribuição desse livro para a cultura de nossa cidade é inegável. Todos os exemplares desta obra foram doados pela família para a Associação Pró-Memória, ao adquiri-lo você estará contribuindo para com a cultura da cidade de Sumaré.