O suporte textual é o mais usual e conhecido dos pesquisadores, e dos historiadores, há algum tempo eles utilizam as fontes primárias de maneira inesgotável. Respeitando seu princípio de proveniência essas fontes contam sua história de maneira fidedigna.

Estimulada por essa primazia a Associação Pró-Memória de Sumaré vem desde sua criação recolhendo e recebendo doações de coleções e arquivos pessoais dos cidadãos sumareenses.

Criando assim seu acervo textual, reconhecidamente relevante no cenário histórico e cultural da Cidade de Sumaré, particularmente no âmbito da memória, da cidade, de sua região e de seu entorno.

Compreendendo a necessidade de formação e preservação de acervos nessa área no Brasil, a Associação Pró-Memória passou a atuar sistematicamente, a partir do ano de 2004, na estruturação de seu acervo textual.

Atualmente seu acervo textual passar por uma restruturação e remodelação para se tornar uma Reserva Técnica. O primeiro Fundo a ser tratado é o Fundo do Cemitério

Tornando-se uma reserva técnica seu acervo passará a respeitar um princípio norteador da fixação de fundos de arquivo orgânico estrutural. Determinando assim, seu arranjo interno, respeitando à tipologia documental, aliada assim à função que a determina.

 

 

HIGIENIZAÇÃO DO ACERVO TEXTUAL – Waleria Atiani Neres Teixeira: Auxiliar de Arquivo

 

 

HIGIENIZAÇÃO DO ACERVO TEXTUAL – Waleria Atiani Neres Teixeira: Auxiliar de Arquivo

 

 

Indexação no Banco de Dados das fichas de óbito do Cemitério da Saudade
(Você sabia?)
Que todo o Acervo de registros do Cemitério da Saudade está guardado na Associação Pró-Memória de Sumaré?