Anualmente, a diretoria da Associação Pró-Memória identifica e seleciona um marco histórico da cidade de Sumaré. Esta data comemorativa é a inspiração para a escolha da temática norteadora a ser debatida no “Fórum Pró-Memória”.

A temática norteadora é amplamente debatida e aprofundada e, posteriormente, são elencados profissionais, pesquisadores e moradores de Sumaré que possam colaborar com conhecimentos técnicos e específicos para palestrarem no evento.

Uma exposição fotográfica sobre a temática norteadora também é idealizada, a partir do rico acervo da Associação Pró-Memória, como uma forma de trazer visibilidade às questões debatidas.

As atividades do Fórum são iniciadas pela diretoria da Associação Pró-Memória e, o mediador abre os debates, introduzindo a temática, o papel da Associação Pró-Memória e do Fórum e apresentando os palestrantes convidados. Cada palestra tem, em média, 30 minutos de duração, com previsão para debate com o público participante.

Objetivo geral

Promover a História, a Cultura e a Memória de Sumaré por meio de encontro anual reunindo a comunidade local para debater coletivamente temas relacionados ao município de Sumaré;

Objetivos específicos

  • Fomentar o debate com a população sumareense por meio de palestras, ministradas por profissionais diversificados, acerca de temática inspiradas por marcos históricos do município de Sumaré;
  • Dialogar com a comunidade, em especial com os professores de história da rede municipal, sobre a importância da preservação dos nossos bens culturais.
  • Discutir a Memória de Sumaré levantando reflexões acerca da importância de preservar a Nossa História e os nossos Patrimônios, materiais, imateriais e naturais.
  • Reunir as diversas histórias de Sumaré, numa tentativa de estimular o pertencimento de sua população, majoritariamente diversificada, sincrética e urbanamente dispersa.
  • Divulgar a entidade Pró-Memória, democratizando as ações de preservação e as pesquisas feitas em seu acervo.

Público participante

Comunidade de Sumaré, como moradores, professores, estudantes, pesquisadores, agentes públicos, profissionais da cultura, do meio ambiente e de outras áreas;

VII Fórum de História no Cotton Café

FÓRUM - VII Fórum de História no Cotton Café