APRESENTAÇÃO

Como toda casa legislativa, a Câmara de Sumaré conserva atribuições essenciais para o funcionamento da cidade. Entre essas atribuições, estão as de propor, discutir, modificar e aprovar leis que serão cumpridas no município. Cada lei carrega em si uma razão de ser e possui uma finalidade específica no arcabouço legislativo que molda uma cidade e o convívio de seus moradores.

As leis que nomeiam logradouros são especiais na medida em que registram nos anais do município a passagem do tempo histórico, seus personagens e momentos de maior relevo, eternizando por trás das placas azuis penduradas nos postes ou nos letreiros dos prédios, breves biografias daqueles que chamamos de “ilustres desconhecidos”, e que, no entanto, deram volumosa contribuição para a Sumaré como a conhecemos hoje.

Por isso, é com grande satisfação que apresentamos o segundo volume do livro que tem o singelo objetivo de prestar homenagem às pessoas que emprestaram seus nomes para avenidas, ruas, praças, equipamentos públicos e demais logradouros no período que compreende os anos de 2006 e 2022.

A matéria-prima para a sua elaboração foi estritamente as informações contidas nos projetos de lei apresentados pelos vereadores e prefeitos, bem como as próprias leis oriundas desses projetos, não sendo possível realizar qualquer outra pesquisa em outras fontes de informação que não aquelas contidas nas proposituras.

Embora tenha por objetivo reunir todas as leis municipais que nomearam as ruas, sem distinção quanto aquelas com nomes de plantas, datas, lugares e outras generalidades, o brilho da presente obra está na revelação biográfica de centenas de pessoas cujos nomes nos deparamos todos os dias ao cruzar a cidade em suas diferentes regiões. Gente de todos os cantos e de todas as épocas que, pela marcha inexorável da história, se reuniram aqui para construir pequenas localidades e legar aos sumareenses as características que nos identificam como cidade.