No dia 01 de julho de 2022 foi realizado na sede da Associação Pró-Memória de Sumaré um Café de Abertura do Projeto “Patrimônio Cultural Sumareense”.
Estiveram presentes o Sr. Roberto Cordenonsi, Sr. Alaerte Menuzzo, Sr. Francisco Antonio de Toledo, Sr. Nelson Antonio Viesti, membros da diretoria da entidade, além das presenças ilustres do Deputado Dirceu Dalben; Vereador Silvio Coltro, representando a Câmara Municipal; Sr. Eduardo Gigo e Sr. Felipe Alberto Verza Ferreira, Presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Sumaré – ACIAS.

Dentre as atividades que serão executadas no âmbito do projeto, está a reestruturação do Arquivo da Pró-Memória, que está sendo adaptado aos parâmetros da arquivística para ser transformado numa Reserva Técnica profissionalizada e preparada para preservar, conservar e difundir os inestimáveis documentos de seu acervo.
Além disso, o projeto também realizará Exposições Fotográficas itinerantes, a começar ainda neste mês de julho, em Nova Veneza. E prevê, para o próximo semestre, o lançamento da 6ª Edição da Revista Pró-Memória, e a realização de Ciclo de Palestras virtual.
Todas essas atividades ocorrem por meio de recurso de Emenda Parlamentar indicada pelo Deputado Estadual Antônio Dirceu Dalben, com projeto aprovado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.