Acervo da Associação Pró-Memória de Sumaré
Higienização Preventiva do Acervo da Pró-Memória
Neste ano de 2022 a Associação Pró-Memória de Sumaré está atuando num projeto muito aguardado, e que irá beneficiar em muito a cidade de Sumaré, no que diz respeito a preservação de sua História. O Projeto Patrimônio Cultural Sumareense foi aprovado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e encaminhado por Emenda Parlamentar do Deputado Estadual Antônio Dirceu Dalben.
Um dos principais objetivos a serem atingidos com o projeto é o desenvolvimento de amplo trabalho de Reestruturação e Organização do Arquivo, com o objetivo de transformá-lo numa Reserva Técnica. Isso significa que todas as atividades relacionadas a preservação do acervo textual, iconográfico, audiovisual e museográfico que está custodiado no Centro de Memória, será salvaguardado em conformidade com os protocolos e as premissas estabelecidas pelo campo da Arquivística.
Dentro da Arquivística há uma série de metodologias e procedimentos a serem adotados, para garantir a preservação desta documentação, como a HIGIENIZAÇÃO PREVENTIVA.
Muitos agentes de deterioração podem afetar os documentos e, quando expostos a condições ambientais inadequadas, propiciam reações químicas nos suportes de informação num acervo. A Higienização Preventiva deve ser, portanto, um hábito de rotina na manutenção de bibliotecas, arquivos e Centros de Memória, razão por que é considerada a conservação preventiva por excelência.
Nas imagens é possível observar o trabalho de Higienização Preventiva do acervo textual, ou seja, prática primária exercida em uma Reserva Técnica.
Este é um salto de profissionalização nas ações que já são realizadas pela entidade desde sua fundação, em 2004, e que estão sendo aperfeiçoadas e ampliadas para garantir a preservação da história da nossa cidade.
Essas atividades almejam a preservação das informações guardadas pelo acervo da Pró-Memória de modo a disponibilizá-lo para a população de Sumaré e para as futuras gerações, garantindo, assim, um dos direitos fundamentais da humanidade: o direito à memória.
Acompanhe mais sobre o Projeto Patrimônio Cultural Sumareense em nosso site e redes sociais.