
AUTOR: CESARINO CARVALHO JÚNIOR
A sucessão familiar empresarial consiste em um processo de transferência da gestão e/ou propriedade de um empreendimento familiar para a próxima geração da família. Envolve a cessão da liderança de uma empresa, com a nova geração assumindo cargos de gestão e tomada de decisão.
No processo há pontos complexos relacionados à transferência de propriedade e outras questões legais e financeiras, tal como a avaliação do patrimônio da instituição, a definição da forma de transferência dos ativos e a elaboração de documentos legais que formalizem a transição.
Assim, a sucessão familiar deve ser um processo planejado e bem estruturado. O planejamento poderá garantir que a empresa continue operando, mesmo após a saída do fundador ou da geração atual, evitando perdas de conhecimento, clientes e mercado. Permite ainda que o legado da família seja preservado, de modo que a empresa continue a ser um símbolo da história e dos valores de seus fundadores.
Contratar profissionais especializados em sucessão familiar pode ajudar a garantir que o processo ocorra de forma legal e eficiente. Eles podem auxiliar na preparação dos sucessores que assumirão a gestão da empresa, oferecendo treinamento, mentoria e oportunidades para desenvolverem as habilidades e os conhecimentos necessários.