AUTOR: FRANCISCO ANTONIO DE TOLEDO

 Sumaré cresceu muito depressa. Quem só a conhece hoje, nem imagina como era antes. De cada cem pessoas que aqui vivem, menos de vinte aqui nasceram. A maioria veio de fora. Poucos conhecem sua história.

Mas agora todos são cidadãos daqui, enraizados neste chão, comprometidos de alguma forma com este espaço. Fincar raízes, crescer e desenvolver a cidadania é o que se propõe. O objetivo deste livro aponta nessa direção.

O livro se originou da necessidade de alicerçar melhor a história de Sumaré e de completar-lhe alguns aspectos mais obscuros. Daí a pesquisa sistemática e minuciosa nas fontes. Isso não significa, porém, uma história completa e acabada. É a tentativa de trabalhar o fato acontecido e contextualizá-lo.

A preocupação com nomes, números, datas, personalidades e pequenos fatos prende-se à necessidade de resgatar o passado de Sumaré, quase desconhecido. Não se trata, por conseguinte, de história crítica ou interpretativa. Recompor os fatos através de pesquisa minuciosa foi o objetivo principal. O caminho está aberto para outros estudiosos da área.