A Associação Pró-Memória de Sumaré é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, fundada em 14 de janeiro de 2004. Sua sede está localizada no Centro de Memória “Thomaz Didona”, localizado na Praça da República 102, em edificação datada de 1913, patrimônio cultural tombado pelo município de Sumaré.

O objetivo da Pró-Memória é a recuperação, preservação e divulgação da História de Sumaré, desenvolvendo um trabalho sistemático de salvaguarda, recuperação, organização e conservação de acervo. O Arquivo da Pró-Memória é composto por um acervo de suportes textuais, iconográficos, audiovisual e museológico, cujo montante é fonte de informação imprescindível para a preservação e difusão da história da cidade de Sumaré e dos municípios circunvizinhos. Conta com cerca de 250.000 papéis, volumosa coleção de jornais, mais de 150.000 mil fotografias digitalizadas, livros impressos e manuscritos, documentos, que passam por processos de catalogação e digitalização, ficando disponível à consulta da população.

A entidade recebe com frequência a visita de estudantes do ensino infantil, fundamental I e II, ensino médio, universitários, jornalistas, historiadores, professores e representantes locais e de cidades vizinhas. Livros, revistas e teses de mestrado/doutorado, publicados dentro e fora de Sumaré, citam em suas fontes o acervo do Centro de Memória.

Realiza ações diversificadas que visam a disponibilização das informações e difusão do seu acervo para a população de Sumaré, como palestras, publicações periódicas, exposições, livros, participação em eventos entre outros, sempre visando o diálogo e a ampliação do conhecimento sobre a história, a memória e o patrimônio cultural sumareense.

A Associação, reconhecida como de Utilidade Pública Municipal, tem Estatuto próprio e diretoria eleita a cada dois anos, cujos membros prestam serviço voluntário, dedicando diversas horas da semana à instituição

IDEALIZADORES DA ASSOCIAÇÃO PRÓ-MEMÓRIA SUMARÉ