Sobre Nós

A Associação Pró-Memória de Sumaré é uma entidade privada, sem fins lucrativos. Foi fundada no dia 14 de janeiro de 2004 e está instalada no prédio do Centro de Memória “Thomaz Didona”, na Praça da República n. 102.

O objetivo da entidade é a recuperação, preservação e divulgação da História de Sumaré. Desenvolvendo um trabalho sistemático e usando técnicas modernas de recuperação, organização e conservação de acervo, a Pró-Memória dispõe hoje de uma sólida estrutura capaz de atender às demandas mais exigentes do setor. Cerca de 250.000 papéis, volumosa coleção de jornais, mais de 117.00 mil fotografias digitalizadas, livros impressos e manuscritos, documentos, quase todos catalogados, classificados ou digitalizados fazem parte de seu acervo e estão disponíveis à consulta da população.

A Pró-Memória tem recebido com freqüência a visita de estudantes de primeiro e segundo graus, universitários, jornalistas, historiadores, professores e representantes de cidades vizinhas. Livros, revistas e teses de mestrado/doutorado, publicados dentro e fora de Sumaré, citam em suas fontes o acervo da Pró-Memória.

Além desse acervo próprio, cuida de vasta documentação do Arquivo da Câmara Municipal (mais de 300 caixas). Uma notável coleção de mais de 6.000 mil discos (LPs), de música erudita, em perfeito estado de conservação, completa a riqueza desse patrimônio.

A Pró-Memória divulga a História de Sumaré em três jornais locais, através de 8 páginas semanais; possui site próprio, com fotos, informações e vídeos antigos. Tem um programa de duas horas por semana numa emissora de rádio local. Publica mensalmente um Dvd, com todo material publicado nos jornais e um vídeo antigo.

Anualmente publica uma revista, comemora a Semana da Memória no mês de outubro e promove um Fórum no mês de novembro. Nas comemorações do mês de outubro focaliza sempre uma data histórica do Município – em 2013 foi o centenário da construção do prédio da antiga subprefeitura, hoje Centro de Memória; em 2014 foi o centenário da criação da Paróquia de Sant´Ana; em 2015 foram os 90 anos da criação do Grupo Escolar de Rebouças. Para este ano está programada a comemoração do centenário prédio da Estação Ferroviária.

A entidade já publicou vários livros sobre a História da cidade, através de seus diretores e colaboradores. Novos livros serão lançados ainda neste ano.
A Associação tem Estatuto próprio e diretoria eleita a cada dois anos, cujos membros prestam serviços voluntários, dedicando diversas horas da semana à instituição.
Reconhecido de Utilidade Pública Municipal, hoje a Pró-Memória sobrevive da contribuição financeira dos associados e de uma pequena subvenção da Câmara Municipal e da Prefeitura, que também cede alguns funcionários.
O atendimento ao público é diferenciado. Os historiadores da entidade colocam-se à disposição dos interessados para esclarecimentos de dúvidas.

Esse rápido esboço da nossa entidade, que não almeja lucro, mas evidencia a dedicação a uma causa tão nobre como a cultura da memória, acreditamos que nos credencia a pleitear o pedido de adesão aos nossos projetos…

Objetivo e Diretoria

Como objetivo , a Associação Pró Memória de Sumaré leva em consideração o seguinte estatuto:

Art. 4º – O objetivo da Associação é atender, com recursos próprios, através de terceiros ou de parcerias e convênios públicos específicos, as atividades que visem a recuperação, o registro e a divulgação da memória histórica, bem como promover atividades e projetos para o desenvolvimento social e cultural do Município de Sumaré.

A Associação conta com a seguinte diretoria:

Presidente – ROBERTO CORDENONSI
Vice-Presidente – ALAERTE MENUZZO
1º Secretário – WELLINGTON CORREIA DE OLIVEIRA
2º Secretário – WESLEY DA SILVA DE OLIVEIRA
1º Tesoureiro – VALDOMIRO VILLIS KLAVA
2º Tesoureiro – JOSÉ ANTONIO RODRIGUES
Diretor de Patrimônio – FERNANDA GABRIELA BIONDO
Vice-Diretor de Patrimônio – ULISSES PEDRONI
Diretor Social – GLAUCE ONGARO
Vice-Diretor Social – FRANCISCO ANTONIO DE TOLEDO